Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Espiritualidade

105 ST – O anjo Gabriel na espiritualidade da CMST.

- Imprimir artigo

 

O Carisma da CMST é levar Deus na Internet e o anuncio da Boa Nova de Jesus Cristo, o zelo pelas vocações e os jovens, é fazer a Faxina de Igreja com a perspectiva da santidade.
Abraão encontrou 3 anjos simbolizando a Santíssima Trindade. “ Gen.18,1-19.
*                      O anjo Gabriel zela pela comunicação, cuida do anuncio e da Evangelização de cada pessoa.
*                      O anjo Rafael zela nas viagens, cuida dos namoros dos jovens, providencia a nossa cura de doenças e cuida das vocações.
*                      O anjo Miguel zela pela nossa santidade, cuida do combate espiritual e da libertação do mal.
 
 Anjo Gabriel é o protetor do anuncio da Evangelização.
O anjo Gabriel é mensageiro, zela pela comunicação, pelo anuncio do Evangelho desde a nascente dele,  e pela Evangelização.
Gabriel significa: “Força de Deus.”. É na força de Deus que evangelizamos.
O anjo Gabriel anunciou a Nossa Senhora que ela seria a mãe de Jesus:  
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” Lucas 1,26-38.
Parece que este mesmo anjo que avisou em sonhos a São José sobre a gravidez da Virgem Maria. 
Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.” Mateus 1,18-25.
Em Belém, o anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus.
Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina). Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.” Lucas 2,9-14.
 
O anjo Gabriel já tinha anunciado ao Daniel que sua oração foi ouvida por Deus.
 “Eu falava ainda, pedindo, confessando meu pecado e o de meu povo de Israel, depositando aos pés do Senhor, meu Deus, minha súplica pelo seu monte santo; não havia terminado essa prece, quando se aproximou de mim, num relance (era a hora da oblação da noite), Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão. Deu-me, para meu conhecimento, as seguintes explicações: Daniel, vim aqui agora para te informar. Apenas havias iniciado a tua oração e uma palavra foi pronunciada; eu venho desvendá-la a ti, porque és um homem de predileção. Presta pois atenção a este oráculo e compreende bem a sua revelação: Setenta semanas foram fixadas a teu povo e à tua cidade santa para dar fim à prevaricação, selar os pecados e expiar a iniqüidade, para instaurar uma justiça eterna, encerrar a visão e a profecia e ungir o Santo dos Santos. Sabe, pois, e compreende isto: desde a declaração do decreto sobre a restauração de Jerusalém até um chefe ungido, haverá sete semanas; depois, durante sessenta e duas semanas, ressurgirá, será reconstruída com praças e muralhas. Nos tempos de aflição, depois dessas sessenta e duas semanas, um ungido será suprimido, e ninguém (será) a favor dele. A cidade e o santuário serão destruídos pelo povo de um chefe que virá. Seu fim (chegará) com uma invasão, e até o fim haverá guerra e devastação decretada.” Daniel 9,20-26.
Na nossa comunidade precisamos do anjo Gabriel porque trabalhamos com emails, com artigos no site, com jornalzinhos periódicos, com pregação de Retiros onde anunciamos a Boa Nova de Deus para gerar novos cristãos.
O anjo Gabriel é o responsável pelas mensagens, pelo anuncio do Evangelho, pelas pregações, pelas conversões de cada pessoa que será um novo Cristo no mundo de hoje. Enfim, é responsável pela Evangelização, pelas comunicações, pela Internet.
Antes de sair para anunciar sobre Deus, ore ao anjo Gabriel para ele ir junto Evangelizar e com a força de Deus vamos buscar as pessoas indecisas por Deus, ou com a sua vocação em crise para ajuda-las.  
Juracy Villares
Comunidade Missionária Santíssima Trindade

Juracy Villares

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados