Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Espiritualidade

Nosso Deus é Unidade e Trindade

- Imprimir artigo

001 CMST – Nosso Deus é Unidade e Trindade:

Somos cuidados, amados pelo Deus Trindade.

      01/08/02

Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, Senhor, do Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo. Amém

  Somos escolhidos dentre uma multidão de possibilidades de vida humana para viver o Amor em uma comunidade; para viver em espírito comunitário.

Desenvolver uma mentalidade comunitária é o melhor treinamento para sermos santos e morarmos no céu, na comunidade Trinitária de Deus - Amor.

A vocação é uma resposta de vida e de amor comunitário a Deus, na família ou em uma comunidade de Igreja, onde se vive certo carisma. Pode ser comunidade eclesial, familiar ou de fraternidade. Mas, toda vocação se santifica sempre em comunidade!

Isto é ser Javezinho! É ser imagem de Deus, imagem do Amor!

Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Gen. 1,26.  Façamos o homem. Nós, quem? ...Nós Deus!

Nosso Deus é Comunidade! A Santíssima Trindade é uma comunidade. Três pessoas em um só Deus. Nosso Deus é Trindade, onde Deus Pai exerce sua inteligência criadora. Jesus Cristo é a palavra encarnada que expressa amorosamente a inteligência e os planos do Pai. O Espírito Santo é o sopro, o hálito divino,  que acompanha a palavra, o verbo. É o amor entre o Pai e o Filho que explode em criação. Nós (os homens) somos a missão da Trindade. Tudo isto faz parte do grande chamado à Santidade, desde o nosso batismo. E até mesmo o batismo de Jesus Cristo é uma expressão da Santíssima Trindade. “Quando o povo ia sendo batizado, Jesus também o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de uma pomba; e veio do Céu  uma voz: “Tu és o meu Filho bem amado; em ti ponho minha afeição” Lc.3,21- 22; O nosso Batismo inicia o treinamento para morar na Trindade. A Santíssima Trindade é uma comunidade.

 Uma comunidade pode ser representada cientificamente, na matemática, por um triângulo eqüilátero ou uma figura geométrica chamada trindade (composta de três lados, quatro ângulos e a base). A comunidade é constituída de uma dimensão noética ou espiritual, de uma dimensão de autoridade, de uma dimensão operacional e de uma dimensão de missão.

 

A dimensão noética ou espiritual dá o significado, o espírito de sua vivência, cria o sentido de vida da comunidade, confere seu caráter. Por exemplo: uma comunidade científica ou escolar se ordena segundo a Ciência, uma comunidade artística segundo a Arte, uma comunidade política segue a ideologia que a fundamenta, uma comunidade atlética obedece à regulamentação dos Esportes, uma comunidade religiosa se organiza conforme Deus-Amor, conforme os princípios éticos e doutrinários da Religião que pratica, uma comunidade familiar se organiza dentro de uma filosofia de vida.

A dimensão de autoridade coordena a comunidade, lança os objetivos, dá a perspectiva a seguir, ensina, testemunha o espírito da comunidade com a vida, propõe metas, delega funções, fiscaliza, corrige os erros, estimula os elementos a agirem conforme a dimensão espiritual e a missão a que se propõe.

A dimensão operacional faz funcionar a comunidade, executa  a proposta, elabora a missão, age em sintonia com a coordenação da autoridade, acolhe e relaciona a comunidade com o meio externo, testemunha o espírito da comunidade.

A dimensão de missão recebe e se beneficia da comunidade, obedece à autoridade, aprende a colaborar, é supervisionado, é o feed-back para a comunidade, evidencia seu sucesso.

Deus Pai é a Inteligência criadora, portanto a dimensão noética espiritual da Trindade: criou os planos, projetos espirituais do Pai. “Naquela mesma hora Jesus exultou de alegria no Espírito Santo, e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do  teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho, e  aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (Lucas 10,21-22).

 Jesus Cristo é  a autoridade, é o Senhor:  “Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu , na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.”(Filipenses 2,9-11).

O Espírito Santo é  quem operaciona os planos do Pai, é a dimensão operacional:  “Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.” (I Coríntios 12,6-7).

Nós, seres humanos, somos a missão:somos o chão dessa comunidade, dessa Trindade. O céu é morar dentro de Deus Trino, com Eles, Neles. Nossa Senhora é nossa esperança, o ser humano que experimentou primeiro o que nos espera como Igreja. “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e Eu vos teria dito;  pois vou preparar-vos um lugar.” (João 14, 1-2).

Na base da busca e construção da comunidade humana está a experiência da fraternidade, que consiste na descoberta da diversidade entre as pessoas e da unidade simultaneamente, resultando na vivencia do espírito comunitário: “Nós” ,que é a manifestação visível do amor.

Comunidade é uma família no Sangue de Jesus Cristo, que nos amou até o fim. Este amor místico, forte, fundamentado no Sangue de Cristo na Cruz é que edifica e forja o relacionamento entre o autêntico consagrado e os coordenadores da comunidade, e se torna recíproco. Quando acontece um amor assim, sob a forma de um encantamento, mais forte que o amor humano e disposto a suportar qualquer sofrimento. Então o voto de obediência não fica pesado, vê-se que é o carisma está se manifestando, é Deus revelando a unidade de Amor que existe na Trindade.

É mister existir tal relacionamento entre as pessoas de uma comunidade. “É no Meu Sangue que se realiza a família espiritual. Não sou pouco fecundo. É uma Aliança no Meu Sangue, é uma Família em Mim.” Se a família humana já é bonita, tanto mais o será uma família alicerçada no sangue de Cristo! ...  É a honra do nome de Jesus Cristo que está em jogo, a fraternidade é uma maneira de glorificar o Deus Trino e Uno, sendo comunidade. Jo 6,56-57.

Toda comunidade sadia é sempre uma figura geométrica de trindade eqüilátera, onde se vive em harmonia pelo Espírito Santo. É um Amor eqüilátero: ama-se a todos na mesma medida.

 

Juracy Villares. Comunidade Missionária Santíssima Trindade. www.cmsantissimatrindade.org.br

 

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados