Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Espiritualidade

O que é recolher-se para orar !

- Imprimir artigo

 Senhor, eu queria conversar com o meu marido, ele não tem tempo para mim. E quando entrou em casa estava tão ligado na pescaria que nem me ouviu. Eu sou rejeitada por ele. Ele nem ligou e eu tenho um tesouro para lhe falar, para lhe dar. Ele nem me deu 15 minutos, falou o que quis e foi embora, ele não dá valor nas coisas espirituais. Eu fiquei brava, decepcionada, sozinha. Foi pescar! “É assim que Eu me sinto quando voce vem orar, sem desligar de você mesma e dos seus afazeres. Enquanto uma pessoa é centralizada nela mesma, ela não Me ouve. Eu quero falar, tenho muitas riquezas para te dar, para falar e?...” Perdão, Senhor!...

“Há cristãos que parecem estas donas de casa que não saem da porta da rua. As mulheres que não saem da porta da rua ficam só conversando com os vizinhos. Sabem tudo o que se passa na vizinhança e no mundo, mas sua casa está em desordem, fria, vazia, desarrumada.”

Às vezes você, cristã, fica assim voltada para fora, muito presa ao que fala ao que vê, e ouve aos assuntos às pessoas. E aqui dentro de sua casa, na sua vida interior, está tudo vazio, frio e desarrumado.

O jejum de uma pessoa não é só calar a boca forçosamente e ficar tensa, assistindo tudo, como uma pessoa emburrada, mordendo a língua e voltada para fora. Isto é falso! É como a dona de casa que repreendida por estar tanto tempo lá fora na rua que se volta para dentro e fica na janela, olhando e ouvindo o que se passa lá fora de novo! Ela calou a boca, mas não se voltou para dentro. Sair da porta para ficar na janela é continuar na rua!... Este é o jejum de calar a boca e não se voltar para dentro de seu interior. O jejum de língua implica também na disciplina do olhar, do ouvir. Aquietar os seus braços e suas pernas e todo o corpo é silenciar e acolher-Me no seu interior!

O verdadeiro jejum da língua consiste em calar a boca e desligar-se através dos ouvidos e dos olhos do mundo exterior e voltar-se para dentro de si mesma. Tudo o que aconteceu deixe passar. Com este jejum (bom para diabetes) você aprende a se recolher em si mesma. E o recolhimento é muito importante para a sua oração pessoal.

Recolher-se! Voltando-se para dentro de si mesma, você olha as suas emoções, seus sentimentos, motivações, para com cada pessoa que você se relaciona, verifica melhor os seus pensamentos, seus conceitos, seus ideais... Verifique quais as suas tentações mais frequentes, vê por onde começam as suas quedas espirituais. Quais as duvidas que aparecem e qual a sua reação?...Quais são os seus pontos fracos? E quanto tempo você demora em afugentar um mau pensamento? Quais as suas vontades que não estão submissas a Minha Vontade?... E o mais importante é que aí dentro de você Estou Eu! Is.58,6-8.

Eu estou aí Vivo dentro de você, querida!...O fruto melhor do jejum de língua, ou de silencio é o encontro Comigo! Eu moro no seu interior e quero ser o centro de sua vida. Enquanto voce vive para fora, para o mundo exterior, voce é o centro. Quando voce viver com o seu foco para dentro de si mesma no Tu, recolhida, Eu sou o centro de sua vida. Is 59,9-12.

E depois, o jejum de silencio,  além de levar à oração, prepara para o amor. Como?

“O que você diria de uma dona de casa que ficasse o tempo todo na rua, na janela conversando, olhando as vizinhas o dia todo? De manhã conversa com a vizinha da esquerda.  À tarde com a da direita e a noite com a da frente. E ela nunca tivesse tempo de entrar para dentro de sua casa?...”Eu diria que ela é uma insensata, boba e que não ama nem as pessoas mais íntimas de sua casa. E se não ama as pessoas mais intimas de sua casa como vai amar os vizinhos? Eu diria que precisa cuidar de marido, dos filhos, amá-los.

“Pois é, Eu sou o seu amigo mais intimo! Eu sou mais intimo seu do que voce mesma o é. Se voce não ME ama em primeiro lugar,  como vai amar as pessoas, o seu próximo? Eu moro no interior de seu coração. Vem orar! A oração é recolher-se dentro de si mesma para se encontrar Comigo”. Sabe, é à medida que cresce a sua vida interior de oração, que  Eu sou o primeiro em sua vida! Se voce não orar, não se recolher e não entrar e não Me amar, não dedicar um tempo para Mim, como vai amar o seu próximo? Eu sou o seu Senhor!  Jo.13,34-35. Nossa gente... é a vida de oração e de amor a Deus que garante o verdadeiro amor ao próximo! É a vida de oração e de amor a Deus que garante o verdadeiro amor ao próximo. Jo.15,12.

Juracy Villares. Comunidade Missionaria Santíssima Trindade. www.cmsantissimatrindade.org.br

Juracy Villares

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados