Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Espiritualidade

150 ST – As Vocações estão nas Chagas de Jesus Cristo! 06/01/2012

- Imprimir artigo

 

150 ST – As Vocações estão nas Chagas de Jesus Cristo!   06/01/2012
Em qual dos cravos das Chagas de Jesus Cristo está a sua Vocação? Se o Jesus já sofreu com você esta vocação, não desista! Ele não desistiu e foi até o fim, até a morte. Todas as vocações da Igreja Católica estão cravadas nas Chagas de Jesus Cristo. Ele respondeu a vontade de Deus Pai com a Encarnação, a Redenção e a Eucaristia. E Jesus Cristo foi claro, dizendo em oração por três vezes, no chão do Jardim de Getsêmani: ‘Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: “Meu pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas, sim, o que tu queres”’ (Mt.26,39) Depois... ‘Afastou-se pela segunda vez e orou dizendo: “Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!”’ (Mt.26,42). E “Deixou-os e foi orar pela terceira vez dizendo as mesmas palavras.”(Mt. 26,44). As nossas respostas vocacionais a Deus também estão cravadas nele.
A Chaga da mão direita de Jesus Cristo, o lado onde ele pendeu a Cabeça, onde foi furado com a lança e correu sangue e água é o lugar das vocações sacerdotais. Os sacerdotes são o braço direito de Cristo! Eles são responsáveis pela Igreja e agem in Persona Christi. Os sacerdotes agindo em Cristo são a Cabeça do Corpo Místico de Cristo! (Ef. 5,22-32). Então, se eu fosse dar  Eucaristia a um padre eu diria Cabeça de Cristo e não corpo de Cristo. E neste lado que a lança furou Jesus e jorrou sangue e água e nasceu a Igreja. Esta Igreja que ministrada pelos sacerdotes tem derramado nos seres humanos as graças sacramentais por todos os séculos dos séculos. Desde a Primeira Vinda de Jesus Cristo até a Segunda Vinda de Jesus Cristo sempre terá um sacerdote erguendo o Pão, a Hóstia e o Cálice do sangue de Cristo e dizendo: “Isto é o Meu Corpo que é dado por vós. Tomai e comei”.   (Lc.22,17-20).
A Chaga da mão esquerda de Jesus Cristo, do lado do coração envolto de espinhos é o lugar onde são cravadas as vocações dos consagrados (as) e dos religiososos (as) que são o coração da Igreja. Santa Terezinha falava que ela seria o coração da Igreja. Este coração coroado de espinhos que são os votos evangélicos oferecidos a Deus: pobreza, castidade e obediência. Os consagrados e religiosos acolhem e amam os pecadores com o coração de Jesus. Os consagrados e religiosos de votos perpétuos são casados com Cristo em nome da Igreja. Por isso todos os seres humanos são seus filhos espirituais que eles vão amando e se oferecendo por Jesus Cristo aos filhos da Igreja pastoreando-os e educando-os, evangelizando-os ou fazendo reparação por eles. Sempre eles vão espinhando seus desejos, seus afetos, suas vontades, seus prazeres tudo por Jesus Cristo em nome da Igreja.
As Chagas dos dois pés em um único cravo, com o umbigo, e um pano branco é o lugar dos Leigos Casados, com o sacramento do Matrimonio. Sempre vão atuar como discípulos dois a dois. (Lc.10,1-2). É o Matrimonio que une dois seres humanos em uma única vida, em uma só carne e geram filhos. (Mt.19,4-6). O pé direito é o homem e o pé esquerdo é a mulher. Os joelhos de Jesus machucados mostram que só com oração é que os casais conseguem êxito em formar um lar. O umbigo é símbolo da ligação materna. Os seus órgãos sexuais são sagrados e geram filhos em nome de Deus Pai Criador. Dois caminhos que se unem em uma única vida. Os passos dos casais são cravados em um único prego para Deus ser glorificado com eles andando juntos em uma caminhada única. É o seu jeito único de existir na vida da Igreja. É na harmonia da unidade na diversidade gerando filhos de Deus, que estabelece o Lar como um reflexo da Trindade Santa. E vivificam a família no amor, refletindo o espírito comunitário da Santíssima Trindade.
E você, em qual prego ou cravo está a sua Vocação?... E onde você está cravado? As pessoas perdidas e soltas no Corpo de Cristo não encontraram ainda o seu lugar. É necessário estar pregado para ter uma vocação estável, santa e firme, capaz de superar as tempestades deste mundo atual. 

Juracy Villares. Comunidade Missionária Santíssima Trindade.  www.cmsantissimatrindade.org.br

Juracy Villares

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados