Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Ser Jovem

Jovem! Está indeciso na Vocação? Lc.10,38-42 e Lc.9,57-62

- Imprimir artigo

Veja estas “Dicas” para descobrir a sua Vocação:
1.             Você se conhece ? Você já se deu o direito de existir? Você se deixa viver e acontecer livremente? Você lê devagar  e assina um documento, ou manobra bem o carro, mesmo que alguém está te observando ou esperando? Você tem o direito de ter “vez” e “voz”? Você fala em publico numa boa? Você expõe suas idéias na turma, enfrenta as críticas e torce por você? Você é bem “Eu sou”? Você  é bem Javezinho? 
       Exista! Ame a si mesmo! Primeiro sare disto, deixe-se existir, viver e depois descubra para que  vive (vocação) .
2.             Você tem um bom relacionamento com mãe? Com pai? Saiba que não existem pais perfeitos e todos têm limitações. Já os perdoou, de que? Você já  perdoou e superou seus conflitos familiares? Você adotou pai ou mãe psicológico para complementar suas necessidades? Você é adulto emocionalmente? Emancipou-se?
       Vocação não é remendo de família de origem. É necessário ser adulto afetivamente para escolher vocação. É uma nova família comunitária ou matrimonial.
3.             Fica sozinho, olhe no espelho, sem roupa, que tal?  Você aprova o que o Espírito Santo escolheu para você ser ?  Optou por ser deste sexo? Há coerência e integridade entre seu sexo biológico, seu sexo psicológico e sua postura? E sua vestimenta? Você aceita seu estilo físico original, aceita ser deste seu sexo? Como está seu relacionamento com seus pais de mesmo sexo? Teve identidade sexual com qual modelo adulto de pessoa?
        Ser de um único sexo. Ser coerente e integrado com seu tipo sexual determinado biologicamente é condição necessária para uma boa escolha vocacional.
4.             Você tem preferência sexual por pessoas de sexo oposto? Rapaz, como está seu relacionamento com sua mãe? Moça, como está seu relacionamento com seu pai? Teve complementação afetiva sexual na infância, com algum modelo adulto de pessoa? Sabe identificar com quem? Que fase do desenvolvimento sexual você se encontra? Já é adulto, afetiva, emocional e sexualmente? Já amou uma pessoa do sexo oposto? Sabe resolver pequenos problemas de necessidade sexual ou atração física  pelo louvor?
        Saber bem o que é o sexo oposto e qual é o seu nível de maturidade sexual é importante para enfrentar a própria castidade conjugal ou celibatária que a vida vocacionada requer.
5.             Você trabalha? Você sabe sobreviver através do suor de seu rosto?  Quais os serviços que você sabe fazer bem? Sabe conduzir algum veiculo? Qual? Sabe alguma profissão? Você é um profissional?  Qual é a sua área de trabalho, aquela profissão que desempenha bem e com gôsto?
        Ser um profissional de qualquer área de trabalho lhe dá a dignidade de ser útil à sociedade, sobreviver independente dos outros e lhe possibilita viver a pobreza evangélica e cultivar a obediência sem ser oprimido.
6.             Você é um vencedor? Você já se auto afirmou na vida como gente, já amou e foi amado? Já vivenciou o sair de si e amar? Já é adulto? Já se definiu emocionalmente? Sabe se auto determinar para um trabalho?Está pronto para cuidar de si mesmo e para cuidar de outros?
        Saber seu estagio de maturidade  emocional, sexual e viver sem precisar disto para se auto afirmar como pessoa,  faz feliz.
7.             Você experimentou o Amor e a Presença de Deus em sua vida? Você teve uma experiência de Deus? Quer ser santo? Quais foram os momentos fortes de Deus em sua vida? Seu testemunho é estável e firme? Conhece sua ascese, seu estilo espiritual? Conhece suas áreas de mais tentação?
·        Você já é amado? Procure um sacerdote para ser seu diretor espiritual.  Abra sua vida para ele resolver com você seus conflitos espirituais e existenciais diante de Deus e dos homens. Para corrigir sua ascese, seu esforço de ser santo. Pesquise mais com o sacerdote sobre ascese. A 1ª vocação é ser santo. Depois descubra qual  vocação  Ser Amor você é.

São Francisco de Sales, no livro Filotéia, cap. 4, diz que: “Um diretor espiritual é como um anjo para ti, um enviado obtido de Deus, já não o deve considerar como um simples homem. Ouça - o com toda confiança e fale com uma sinceridade a toda prova”.           

Juracy Villares

Comunidade Missionária Santíssima Trindade

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados