Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Religiosos e Consagrados

Santa Teresa D'Avila

- Imprimir artigo

Quem é esta mulher que tanto abalou as estruturas da Igreja?
Santa Teresa nasceu na Espanha; em Castela, na cidadezinha de Ávila, em Março de 1515 e morreu aos 68 anos em Outubro de 1582.
O mundo na época de Santa Teresa (séc. XVI) se caracterizava: pelo homem que olhava ao redor de si mesmo, era a realidade tangível dos domínios conquistados, de  continentes descobertos, de oceanos atravessados: América, Índia, Java, Panamá oceano Atlântico.
A ciência era a revelação da verdade a respeito das coisas. Os conquistadores viram terras e traziam ouro e riquezas; Santa Teresa tinha visões do céu e trazia felicidade dentro de si. As descobertas cientificas eram baseadas na experiência e na  percepção dos sentidos  e a racionalidade era exaltada; Santa Teresa descobre a contemplação, exalta os sentimentos e fora da esfera dos sentidos,  a experiência mística. Copérnico descobre que o sol é o centro do mundo, a terra era um simples satélite. SantaTeresa descobre que Deus é o centro de nosso castelo interior, o nosso eu é  a simples noiva de Sua Majestade.
O poder universal da Igreja tinha sido severamente abalado por várias cismas: Martinho Lutero; Calvino em Genebra; Henrique VIII que fundou a Igreja Anglicana. Santa Teresa descreve as visitas de seu Senhor invisível e anota a Sua Santa Vontade, que Ele lhe comunica em palavras inaudíveis. Foi  considerada Doutora da Igreja. Foi mestra de teólogos, sacerdotes, bispos, letrados, e políticos.
Soube impor-se por sua experiência e santidade, foi mestra nos caminhos que levam a Deus. Para SantaTeresa, Deus não é um pensamento filosófico ou teológico, abstrato e irreal. É o Deus Vivo. É alguém com quem se pode instaurar um diálogo de amor. Santa Teresa é inquieta e sua vida tem um sentido, um ideal fundamental: quer ver a Deus e encontrar-se com Ele.
O caminho da santidade para Santa Teresa é a oração. Ela ensina a oração em 4 etapas:
1 -Oração Mental;- é como tirar água do poço, quando rezamos com o nosso intelecto.
2- Oração de Quietude: - é como tirar água com a nora puxada por jumento, quando rezamos com a nossa vontade. . .  É o nosso ser criança que ora, é ser Maria.
3- Oração de União ou Toques: - é como água corrente. É um abandono em Deus, é permitir que o Senhor nos ame. É orar com os nossos sentimentos  e emoções. Não se distrai. Nesta fase (ficamos apaixonados e entusiasmados), começamos a ser Marta e fazer obras.
4- Oração de União Extática ou Êxtase: - é como o Deixar chover. A alma está absorvida por Deus .Só Deus basta.
Santa Teresa foi uma missionária. Mas toda a sua ação nasce da oração de União. A atividade pastoral de Santa Teresa não nasce de conscientização política partidária, nem é baseada na concepção psicológica das necessidades humanas. Na oração de União da nossa vontade com Deus, do matrimônio espiritual nascem as obras, sempre obras. (7M.4,6). Fundou o mosteiro de S.José e depois outros 17 mosteiros.
Santa Teresa viveu na época das descobertas, inclusive da América. Ela teve sonhos de ser missionária no continente americano.
 
Oração de Santa Teresa:
 
Nada Te perturbe
Nada te espante
Tudo passa
Deus não muda
A paciência tudo alcança
Quem a Deus tem
Nada lhe falta
Só Deus basta !...
 
Ribeirão Preto, 5 de Março de 1994.
Festa de meus votos particulares, temporários com Deus.

Juracy Villares

Comunidade Missionária Santíssima Trindade

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados