Banner Principal

Alimento Espiritual: Artigos e Formação

:: Canais / Espiritualidade

Orientação para ter pentecostes hoje

- Imprimir artigo

Do livro: “Vocação: uma vida encantada com Deus!” de Juracy Villares.
Somos o templo do Espírito Santo. Como Ele está em nós? Em que condições de vida podemos estar em relação à nossa convivência com o Espírito Santo? De acordo com a Bíblia, há quatro possibilidades de hospedagem do Espírito Santo dentro de você:
1 - Extinguindo o Espírito Santo: Tessalonicenses 5, 19-22 “Não extingais o Espírito, não desprezeis as profecias. Examinai tudo, abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal”.
2 - Resistindo ao Espírito Santo: Atos dos Apóstolos 7, 51 “Homens de dura cerviz, e de corações e de ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procedeu os vossos pais, assim procedeis vós também!”
3 - Entristecendo o Espírito Santo: Efésios 4, 30 “Não contristeis o Espírito Santo de Deus com o qual estais selados para o dia da redenção: (A volta gloriosa de Jesus Cristo).”
4 - Enchendo-se do Espírito Santo: Efésios 5, 18-20 “Não vos embriagueis com o vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo coração os louvores do Senhor. Rendei graças sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Se você deseja, neste momento, encher-se do Espírito Santo e destruir os obstáculos que estão impedindo que você tenha uma vida plena com Deus, você pode começar o seu céu hoje!
 
Estas condições ajudam a liberar o Espírito Santo:
1.- Arrepender-se: “Ao ouvirem estas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais Apóstolos: ‘Que devemos fazer, irmãos?’ Pedro lhes respondeu: ‘Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de  Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouviram de longe o apelo do Senhor, nosso Deu1’.” (Atos dos Apóstolos 2, 37-39).
2.- Amar a si mesmo, perdoar-se: “Disse-lhe Pedro: ‘Jamais me lavarás os pés!’.. Respondeu-lhe Jesus: ‘Se Eu não te lavar, não terás parte comigo’“ (João 13, 8).
3.- Ter sede: Crer em Jesus Cristo com atitudes e glorificá-Lo: “No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: ‘Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura: do seu interior manarão rios de água viva’. Dizia isto, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele; pois ainda não fora dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado’” (João 7, 37-39). “Eles lhe perguntaram:Mulher, por que choras?’ Ela respondeu: ‘Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram’” (João 20, 13-15).
4.- Ser comunidade e romper com o individualismo: “Disse-lhe Jesus: ‘Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’” (João 20, 17). “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim” (João 17, 21-23). “Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas, Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele” (Atos dos Apóstolos 1, 14). “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos dos Apóstolos 2, 1).
5.- Obedecer a Deus: “Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem” (Atos dos Apóstolos 5, 32).
6.- Pedir  a Deus o Espírito Santo: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem” (Lucas 11, 13).
 
Como proceder para efusão do Espírito Santo na sua oração pessoal diária:
- Experimente cantar uma música do Espírito Santo.
- Converse com o Espírito Santo sobre sua situação de vida.
- Adore a Jesus reconhecendo-O como o Senhor. Peça o Espírito Santo e ofereça-se a Deus.
- Fale exatamente a verdade interior de sua vida agora, em atitude de oração, para Deus. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8,32).

Juracy Villares

Comunidade Missionária Santíssima Trindade

Copright 2002 - 2006. Comunidade Missionária Santíssima Trindade - Todos os direitos reservados